Canonical anuncia o Ubuntu Core 18 para IoT e dispositivos embarcados


O Ubuntu Core é uma versão simplificada do popular sistema operacional Ubuntu e projetada pela Canonical para ser instalada em todos os tipos de dispositivos embarcados, bem como para reduzir os custos de manutenção de segurança e o risco de desenvolvimento de software devido ao uso do revolucionário formato de pacote universal Snap da empresa.

Com o Ubuntu Core 18, a Canonical dá mais um passo em direção ao seu sonho de construir um ecossistema IoT (Internet das Coisas) altamente seguro, permitindo que os clientes criem soluções de IoT seguras e estáveis. A nova versão do sistema operacional é baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), o que significa que ele apresenta todos os seus novos recursos e melhorias.

"O Ubuntu Core permite uma nova classe de coisas centradas em aplicativos, que podem herdar aplicativos dos ecossistemas mais amplos do Ubuntu e da Snapcraft ou criar aplicativos exclusivos e exclusivos específicos para uma marca ou modelo. Aplicativos específicos podem ser necessários, ou opcionais, por modelo. Os fabricantes obtêm controle total sobre as versões e atualizações relevantes para seus próprios dispositivos", disse a Canonical em seu anúncio.

Entre outros destaques da nova versão do sistema operacional para IoT e dispositivos embarcados, podemos citar que agora existem menos pacotes instalados por padrão para minimizar o tamanho das atualizações de segurança, além de fornecer mais armazenamento para aplicativos e dados. Ele é suportado em uma ampla gama de hardware, incluindo Dell, Intel, Qualcomm, Samsung, NXP e Rigado.

Ubuntu Core 18 será suportado pelos próximos 10 anos

Alguns meses atrás, durante a conferência OpenStack Summit Berlin 2018, o CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, já tinha afirmado que o Ubuntu 18.04 LTS será suportado por 10 anos, com atualizações de segurança sendo lançadas até abril de 2028. Mais uma vez, a empresa confirmou seu compromisso, anunciando que o Ubuntu Core 18 receberá 10 anos de atualizações.

O Ubuntu Core 18 já está disponível para download a partir do site oficial da Canonical para o Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3, dispositivos Snapdragon, como o DragonBoard 410c, bem como o Intel NUC. O sistema operacional também pode ser instalado em workstation no KVM.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários