Gerenciador de pacotes GNOME Software terá melhor suporte para Flatpak


Um novo snapshot de desenvolvimento do GNOME Software 3.32 foi lançado esta semana com muitas melhorias para o formato de pacote universal Flatpak, oferecendo novas permissões para atualizações e exibindo aquelas disponíveis para aplicativos já instalados. O gerenciador de pacotes padrão do ambiente gráfico GNOME também mostra corretamente os números de versão para os Flatpaks instalados.

O mecanismo de atualização para aplicativos Flatpak foi alterado para usar uma única transação, permitindo que os desenvolvedores do GNOME compartilhem mais código com o utilitário de linha de comando flatpak, e parece que o GNOME Software 3.32 oferecerá melhor suporte para instalar arquivos de repositórios Flatpak, também conhecidos como flatpakref, o que inclui também plugins.

Além das melhorias para Flatpak, a próxima versão do gerenciador de pactes traz importantes otimizações de desempenho que não apenas tornarão o aplicativo mais rápido, mas também permitirá um menor uso da memória. O ícone do aplicativo também foi atualizado, junto com as categorias do sistema de classificação ESRA.

Entre outras mudanças que estarão disponíveis neste grande lançamento do GNOME Software que será distribuído como parte do ambiente gráfico GNOME 3.32, com lançamento previsto para 13 de março de 2019, podemos mencionar a capacidade de abrir arquivos CAB que incluam mais de uma atualização, melhor suporte para atualizações do Fedora e a capacidade de notificar os usuários sobre atualizações offline após o download.

Naturalmente, há inúmeras correções presentes para muitos dos problemas relatados pelos usuários de versões anteriores, incluindo, mas não se limitando ao algoritmo usado para contar atualizações na página Atualizações e notificação, um problema de corrupção de memória que fez com que o GNOME Software falhasse bastante em sistemas de 32 bits, mensagens de erro mais detalhadas, bem como outros ajustes da interface do usuário para uma experiência muito mais suave.


FONTE: Softpedia

Comentários