GNOME 3.32 contará com tema reformulado; versão Beta chega no início de fevereiro


Os desenvolvedores por traz do GNOME estão atualmente trabalhando duro no próximo grande lançamento do ambiente gráfico, a versão 3.32, que deve ser lançada no primeiro trimestre de 2019, e eles recentemente revelaram algumas mudanças no Adwaita, tema GTK+ 3 padrão, que não recebeu mais mudanças desde que foi completamente reformulado e modernizado há três anos como parte da série 3.16 do GNOME.

Contudo, Matthias Clasen, desenvolvedor no projeto GNOME, explica que é um verdadeiro desafio atualizar o Adwaita já que a maioria dos aplicativos GTK ainda está usando a série estável GTK+ 3.x e qualquer alterações importantes podem causar muitos problemas.

"Esperamos encontrar um equilíbrio entre as promessas de estabilidade do GTK, por um lado, e o desejo de fornecer aplicações atualizadas por outro. É um equilíbrio delicado para acertar e estamos interessados ​​em interagir com os usuários do GTK como parte deste processo", diz Matthias Clasen em sua postagem no blog de desenvolvimento do GTK+.

O tema Adwaita apresentará elementos levemente otimizados para as cores, tornando o tema mais vívido e vibrante, mas sutil para evitar problemas de compatibilidade entre as versões novas e as antigas. Além disso, as barras de cabeçalho e os botões também foram levemente alterados para parecerem mais elegantes e mais leves.



Se você não conseguiu identificar as diferenças nas imagens acima, informamos que os botões agora apresentam sombras em vez de bordas sólidas, cantos arredondados e uma forma diferente. Os switches também foram alterados para serem mais compactos e parecerem modernos sem rótulos e com uma forma mais arredondada.

Essas pequenas mudanças farão a diferença, e nós apostamos que os usuários notarão uma aparência mais moderna e atualizada de suas instalações do GNOME. O tema reformulado será incluído no próximo lançamento do GTK+ 3.24.4 e está chegando com o próximo GNOME 3.32, que entrará em fase beta no início de fevereiro, mais precisamente no dia 6, seguido pelo segundo beta no final do mesmo mês.


FONTE: Softpedia

Comentários