Intel está trabalhando em ferramenta inspirada no Gallium3D HUD para a Vulkan


Além de alguns experimentos feitos no ano passado por um dos desenvolvedores da Valve em um "RADV Vulkan HUD" de natureza semelhante à popular opção Gallium HUD (recurso que mostrar informações de desempenho com aplicativos e jogos OpenGL), Lionel Landwerlin, da Intel, também tem trabalhado recentemente em uma camada de sobreposição Vulkan para fornecer detalhes sobre de uso da API gráfica.

O código do desenvolvedor para o driver Vulkan da Intel destina-se a fornecer informações sobre a cadeia de troca da API e várias estatísticas de uso para desenvolvedores de drivers e desenvolvedores de jogos. A novidade está sob uma solicitação de mesclagem para o Mesa, mas é considerado experimental neste momento.


Como se trata de uma camada de sobreposição Vulkan, o recurso é razoavelmente portátil e pode acabar sendo útil também para o RADV, driver Vulkan para GPUs AMD, embora algumas das interfaces para consulta dos dados possam ser diferentes.

O recurso relata, por exemplo, as informações de temporização de frame que podem ser úteis para alguns jogadores, mas veremos quais outras funcionalidades serão implementadas no futuro, como relatórios de frequência de clock e de temperatura do hardware, que podem torná-lo mais interessante para os usuários que não são necessariamente desenvolvedores de jogos.


FONTE: Phoronix
Comentários