KDE Plasma 5.15 ganha versão beta com várias melhorias e novos recursos


Com mais de três meses de desenvolvimento, o KDE Plasma 5.15 ganha sua primeira build beta pública, permitindo que os usuários tenham um gostinho antecipado do grande número de melhorias e novos recursos implementados pelas pessoas que trabalham por trás do ambiente gráfico antes do lançamento da versão final no próximo mês.

"O Plasma 5.15 traz uma série de mudanças em nossas interfaces de configuração, incluindo mais opções para configurações complexas de rede. Muitos ícones foram adicionados ou reprojetados. Nossa integração com tecnologias de terceiros, como o GTK e o Firefox, ficou ainda mais completa. O Discover, nosso gerenciador de software, recebeu diversas melhorias para ajudá-lo a manter-se atualizado e encontrar as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas", diz o anúncio oficial.

Os destaques incluem suporte para visualizar o status da bateria de dispositivos Bluetooth conectados no widget Power, a página de configurações de desktops virtuais foi renovada com suporte a Wayland, adicionado integração nativa para o Firefox, melhor suporte para os formatos universais Flatpak e Snap, melhor gerenciamento de pacotes locais e a capacidade de atualizar uma distribuição Linux a partir do widget Update Notifier.


Entre outras mudanças, podemos mencionar que o KDE Plasma 5.15 traz um tema "transparente com texto claro" para o widget Notes, várias melhorias de usabilidade no KRunner, a capacidade de baixar e instalar novos plugins diretamente do diálogo de configuração do papel de parede, suporte para ícones de área de trabalho no leitor de tela para usuários com deficiência visual e um tema de ícone Breeze aprimorado.


Por último, mas não menos importante, há suporte para desktops virtuais e para o toque 'arrastar e soltar' no Wayland, suporte para WireGuard VPN no widget Plasma NetworkManager se o plugin apropriado do NetworkManager estiver instalado e a capacidade dos usuários marcarem a conexão de rede como "medida".

A versão final do KDE Plasma 5.15 deve chegar no dia 12 de fevereiro de 2019.


FONTE: Softpedia

Comentários