Lançado o Android-x86 8.1 com base na versão mais recente do Android 8.1 Oreo


Após entrar em desenvolvimento no ano passado, mais precisamente em junho, o Android-x86 8.1, baseado no mais recente Android 8.1 Oreo, da Google, viu duas versões RC (Release Candidate) que permitiram que os testadores pudessem experimentá-lo em seus PCs. Três meses após a última build RC, o sistema operacional agora está finalmente estável e pronto para adoção em massa.

Entre os destaques, está o suporte para a renderização baseada em software via SwiftShader em dispositivos com GPU não suportadas, o que garante também o OpenGL ES 2.0, e suporte para codecs acelerados por hardware em gráficos integrados da Intel mais antigos. Para GPUs Intel e AMD mais recentes, foi adicionado o suporte experimental para a Vulkan, algo que pode ser habilitado através de opções avançadas no menu de boot.

Embora as atualizações na pilha gráfica sejam essenciais para uma boa experiência com o Android no PC, o Android-x86 8.1 apresenta muitas outras melhorias, incluindo suporte para multi-touch, Bluetooth, Ethernet (somente DHCP), Wi-Fi, áudio, câmera e sensores, a capacidade para montar unidades USB externas e cartões SD, bem como suporte para inicialização segura ao instalar e inicializar a partir de unidades UEFI.


Além disso, também foi adicionado um instalador GUI baseado em texto, suporte a temas para o bootloader GRUB-EFI, suporte a kernels e userspace de 32 bits e 64 bits, suporte a aplicativos ARM através do mecanismo de ponte nativo disponível em Settings > Android-x86 e integração de mouse para máquinas virtuais, como o Oracle VirtualBox, QEMU, VMWare e o Microsoft Hyper-V.

A nova barra de tarefas coloca o menu Iniciar com a área de bandeja do sistema de aplicativos recentes na parte superior da tela e suporta o modo de janela de forma livre. Sob o capô, o Android-x86 8.1 é alimentado pela mais recente série LTS (Long-Term Support) do kernel Linux, mais precisamente o Linux Kernel 4.19.15.

Para mais detalhes, bem como os links para download, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: SoftpediaAndroid-x86
IMAGEM: Android Police

Comentários