Loja de aplicativos do PureOS será baseada em Flatpaks; primeiro app é anunciado


Na semana passada, a Purism anunciou a PureOS Store como sua loja de aplicativos para seus laptops Librem atuais e para o futuro smartphone Librem 5, baseado no Linux e voltado para a segurança e privacidade que está previsto para começar a ser vendido nos próximos meses. A PureOS Store ainda não está disponível, mas hoje foram anunciados mais alguns detalhes, como o uso do Flatpak como o formato padrão.

"Mais detalhes serão revelados assim que chegarmos a algumas decisões importantes sobre como ela [a loja de aplicativos] deve ser construída; mas, por enquanto, tudo gira em torno do Flatpak, que acreditamos ser a melhor tecnologia para o que queremos alcançar hoje. Estamos ansiosos para fazer parceria com a comunidade Flatpak e esperamos construir rapidamente uma loja de aplicativos centrada em torno de nossos valores fundamentais – Software Livre e Builds Reproduzíveis", disse a Purism.

Além disso, a empresa anunciou que o primeiro aplicativo confirmado para a PureOS Store é o reprodutor de música Lollypop. A promessa é que o player estará disponível em todos os dispositivos com o sistema operacional da companhia, independentemente de ser os laptops ou o smartphone da linha Librem.


"Com o music player Lollypop, você pode ouvir música no seu telefone Librem 5, em laptops Librem, ou em qualquer dispositivo rodando o PureOS. Você pode curtir sua música, ler as letras, ativar o modo de festa; conectar-se à Last.fm, Libre.fm ou ListenBrainz. Você irá, é claro, encontrá-lo na loja PureOS da Purism – em breve", disse Jeremiah Foster, da Purism.

Enquanto a PureOS Store continua indisponível, a empresa promete que mais detalhes serão divulgados muito em breve.


FONTE: Purism

Comentários