Mesa contará com três lançamentos principais em 2019, com a versão 19.0 prevista para fevereiro


Um dos componentes mais importantes de uma distribuição Linux, oferecendo sempre novos recursos e melhorias importantes em suas últimas versões, a pilha gráfica Mesa ultimamente vem tendo um bom ritmo com os seus ciclos de lançamento trimestrais e baseados no tempo. Com isso em mente, os seus desenvolvedores resolveram compartilhar todas as datas planejadas para os próximos lançamentos do ano.

O primeiro deles é o Mesa 19.0, que já está em desenvolvimento há algum tempo. A fase "feature freeze", onde novos recursos não são mais implementados, mas apenas correções de bugs, e a primeira versão RC (Release Candidate) estão programados para o dia 29 de janeiro, seguidos por builds RCs semanais até que esteja pronto. Caso tudo ocorra como o planejado, o lançamento do Mesa 19.0 está previsto para 19 de fevereiro.

O desenvolvimento do Mesa 19.1 começará quando a versão 19.0 estiver ramificada no repositório do código-fonte como 19.0-rc1. Os trabalhos no Mesa 19.1 continuará até o término de abril. O lançamento está previsto para 21 de maio.

Espera-se que o desenvolvimento do Mesa 19.2 termine por volta de 6 de agosto, com o lançamento oficial por volta do dia 27 do mesmo mês. Como o último lançamento de 2019, as versões RC do Mesa 19.3 devem chegar em 15 de outubro e o lançamento oficial do 19.3 deve acontecer em 5 de novembro.

Vale ressaltar que os ciclos de lançamento estão sujeitos a atrasos por conta de bugs críticos ou caso exista a desativação da ramificação por alguns dias para permitir a adição de novos recursos de última hora. Essa cadência de lançamento também funciona bem em torno da maioria dos lançamentos de distribuições Linux do ano. A agenda provisória do Mesa para 2019 pode ser encontrada no site Mesa3D.org.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários