Novo Raspberry Pi Compute Module 3+ promete oferecer mais desempenho


A Raspberry Pi Foundation revelou hoje a próxima geração de seu Raspberry Pi Compute Module 3 (CM3), que conta com maior desempenho e mais armazenamento do que a série anterior. O novo dispositivo segue os passos da série anunciada em janeiro de 2017, oferecendo aos proprietários dos pequenos computadores Linux um SBC (Single-board Computer) de uso geral, econômico e muito mais simples.

Estamos falando do Raspberry Pi Compute Module 3+ (CM3+), que promete oferecer mais de dez vezes o desempenho do ARM, duas vezes a capacidade de RAM e até oito vezes a capacidade de Flash do Compute Module original.


"Embora tenhamos melhorado muito o desempenho, a capacidade de RAM e a capacidade de Flash do Compute Module, algumas coisas permanecem as mesmas: o CM3+ é uma evolução do CM3 e CM1, trazendo novos recursos, mantendo o fator de forma, compatibilidade elétrica, preço e facilidade de uso dos produtos anteriores", explica James Adams, COO na Raspberry Pi Trading.

"Nosso objetivo para o Compute Module era entregar a tecnologia central do Raspberry Pi em um fator de forma que permitisse que outras pessoas a incorporassem em seus próprios produtos de forma barata e fácil. Se alguém quisesse criar um produto baseado em Raspberry Pi, mas descobrisse que as placas Raspberry Pi Modelo A ou B não atendiam às suas necessidades, elas poderiam usar um Compute Module, criar um PCB low-tech simples e fazer suas próprias coisas", continuou.

Especificações técnicas do Raspberry Pi Compute Module 3+

Enquanto o Raspberry Pi Compute Module 3+ usa a mesma placa que o CM3, ele traz um design térmico melhorado, o processador Broadcom BCM2837B0 do Raspberry Pi 3 Model B+, mas rodando a 1.2GHz em vez de 1.4GHz, até 32GB memória Flash eMMC, design térmico PCB aprimorado para suportar melhor altas cargas sem aquecer e SDRAM LPDDR2 de 1 GB.

O novo dispositivo está disponível para compra a partir de US$ 25. Para tudo funcione corretamente, é preciso ter o firmware mais recente do Raspberry Pi e do Raspbian Linux OS ou Ubuntu. O Raspberry Pi Compute Module 3+ será suportado até janeiro de 2026.

Também hoje, a Raspberry Pi Foundation anunciou a disponibilidade da 2ª geração do Raspberry Pi Compute Module 3+ Development Kit, contendo um Raspberry Pi Compute Module 3+ Lite, um Raspberry Pi Compute Module 3+ de 32GB, um painel Raspberry Pi Compute Module IO, um cabo de programação, cabos de jumper, bem como adaptadores de câmera e monitor.


FONTE: Softpedia
Comentários