NVIDIA suportará VESA Adaptive Sync com a marca ''G-SYNC Compatible''


A NVIDIA anunciou que vai suporta a tecnologia VESA Adaptive Sync em suas placas de vídeo GeForce. Enquanto a empresa tem promovido sua própria solução proprietária, o G-SYNC, para se livrar do screen tearing (rasgo de tela), a AMD tem oferecido o FreeSync, uma alternativa mais aberta. Isso tem dividido o mercado e torna as coisas mais difíceis para os consumidores.

Em seu anúncio, a NVIDIA também revelou que chegou a testar 400 monitores diferentes com suporte a FreeSync para definir quais atendem aos padrões que a empresa considera ser os ideais. A companhia também afirmou que há uma enorme diferença em como alguns monitores funcionam e, portanto, os testes continuarão sendo realizados em diferentes modelos e marcas para que possam ser aprovados.

Modelos de monitores inicialmente suportados.

Contudo, mesmo que o seu monitor não esteja na lista dos "oficialmente suportados", será possível testar o seu modelo habilitando uma opção que estará disponível no painel de configurações do driver de vídeo da empresa.

"Para os monitores VRR ainda a serem validados como G-SYNC Compatible, uma nova opção no NVIDIA Control Panel permitirá que os proprietários liguem e testem a tecnologia - ela pode funcionar, pode funcionar parcialmente ou pode não funcionar", diz a empresa em seu comunicado.

Além disso, parece que a novidade só estará disponível nas placas de vídeo das séries GeForce GTX 10 e RTX 20. Um novo driver será lançado no final deste mês, embora não esteja totalmente claro qual será o status do suporte ao Linux. Esperamos que não haja problemas, já que, até onde sabemos, o G-SYNC já é suportado no Linux.


FONTE: GamingOnLinux | NVIDIA

Comentários