Processadores Intel Ice Lake em 10nm podem chegar ainda este ano


Durante sua conferência na CES 2019, a Intel fez alguns anúncios interessantes e soltou algumas outras novas informações sobre seus próximos produtos, algumas das quais também foram abordadas no evento Intel Architecture Day do mês passado na Califórnia, mas que estava até agora sob NDA (Non-Disclosure Agreement ou acordo de não divulgação, em tradução livre).

Entre as novidades anunciadas, está a "Lakefield", uma nova arquitetura para uma "CPU híbrida", que conta com CPUs pequenas e grandes (semelhante ao ARM big.LITTLE), gráficos Gen 11.5 e outros componentes modulares construídos usando a tecnologia de empacotamento Foveros da Intel. A Lakefield resultou na menor placa-mãe de referência para PC da empresa. O SoC vem em 12 x 12 mm e o chip é destinado a dispositivos novos e pequenos, de tablets a laptops.

Além disso, parece que os processadores baseados na arquitetura Intel Ice Lake com litografia de 10nm estão no caminho certo para o envio ainda este ano. Foi durante a conferência da companhia na CES que aconteceu a primeira apresentação pública de um SoC (System-on-a-Chip) Ice Lake com gráficos Gen 11, suporte nativo para Thunderbolt 3, Wi-Fi 6 (antigo 802.11ax) e aplicações de inteligência artificial.

Também foi anunciado o "Snow Ridge" como um novo SoC da Intel de 10nm para 5G com um foco especial em estações base wireless. Essa é a primeira entrada da Intel no mercado de estações base e, em 2022, tem pelo menos 40% de participação de mercado.


A empresa também aproveitou a ocasião para introduzir seis novos modelos de processadores para desktop Intel Core de 9ª geração, que serão lançados no próximo trimestre. Logo abaixo você confere uma lista com todas as novas CPUs Intel de 9ª geração:
  • Intel Core i3-9350KF: 4 núcleos e 4 threads, sem gráficos integrados, com clock base de 4.0GHz e turbo de 4.6GHz;
  • Intel Core i5-9400: 6 núcleos e 6 threads, Intel UHD Graphics 630, com clock base de 2.9GHz e turbo de 4.1GHz;
  • Intel Core i5-9400F: 6 núcleos e 6 threads, sem gráficos integrados, com clock base de 2.9GHz e de turbo 4.1GHz;
  • Intel Core i5-9600KF: 6 núcleos e 6 threads, sem gráficos integrados, com clock base de 3.7GHz e turbo de 4.1GHz;
  • Intel Core i7-9700KF: 8 núcleos e 8 threads, sem gráficos integrados, com clock base de 3.6GHz e turbo de 4.9GHz;
  • Intel Core i9-9900KF: 8 núcleos e 16 threads, sem gráficos integrados, com clock base de 3.6GHz e turbo de 5.0GHz.
A Intel tem preparado o suporte para as CPUs Ice Lake no Linux por um bom tempo agora. Com a versão mais recente do kernel Linux, Mesa, GCC e outros componentes importantes atualizados, o suporte para esses novos processadores Intel Core de 9ª geração deve estar praticamente pronto.

Também será interessante, como sempre, ver como a própria distribuição Linux da Intel otimizada para desempenho, chamada Clear Linux, pode extrair mais potencial de performance desse hardware de próxima geração.


FONTE: Phoronix
IMAGENS: Anand Tech
Comentários