Próximo GNOME 3.32 poderá contar com novo estilo de ícones


Além da reformulação no Adwaita, o tema GTK+ 3 padrão do GNOME, a próxima versão do ambiente gráfico, a 3.32, pode chegar com um novo estilo de ícone, junto com novas diretrizes para desenvolvedores de aplicativos para fornecer um estilo de ícones mais unificado no ecossistema do GNOME.

"Um dos principais objetivos de todo o projeto GNOME nos últimos anos tem vindo a capacitar desenvolvedores de aplicativos. Um grande motivo para esta iniciativa é que percebemos que o estilo atual está nos segurando como um ecossistema. Assim como o Builder oferece um fluxo de trabalho de desenvolvimento contínuo e o Flatpak permite a distribuição direta, essa iniciativa significa tornar bons ícones mais acessíveis para mais aplicativos", disse Jakub Steiner, designer no projeto GNOME, em sua mais recente postagem no seu blog pessoal.


Ainda, segundo Jakub Steiner, o novo estilo de ícone contará com vários componentes para torná-lo acessível aos recém-chegados que desejam projetar ícones para o ecossistema do GNOME, incluindo uma grade, uma nova paleta de cores, bem como um conjunto de formas de base recomendadas. O Human Interface Guidelines (HIG) também foi atualizado com mais detalhes sobre como projetar ícones de aplicativos.

Com o novo estilo de ícone, também foi introduzido um novo aplicativo chamado Icon Preview que promete tornar o fluxo de trabalho mais ágil, permitindo que os designers iniciem rapidamente a partir de um modelo para visualizar os ícones em vários contextos à medida que eles são projetados.


O Icon Preview também permite que você exporte seus ícones no formato SVG para uso em aplicativos, mas esse recurso está chegando em uma versão futura, garante Jakub Steiner, que recebe designers gráficos que desejam contribuir com o novo estilo de ícone do GNOME para se juntar à equipe. O GNOME 3.32 estará disponível a partir do dia 13 de março de 2019.


FONTE: Softpedia

Comentários