Inkscape 1.0 promete trazer várias melhorias para aprimorar a experiência dos usuários


Depois de estar em desenvolvimento nos últimos 15 anos, o editor de gráficos vetoriais Inkscape está finalmente alcançando o marco 1.0, provando sua maturidade com novos e excitantes recursos e melhorias. Trata-se de um lançamento importante que todos os fãs do software de código aberto esperam há tanto tempo, que contará com diversas novidades.

Os destaques do próximo Inkscape 1.0 incluem uma interface de usuário atualizada que oferece melhor suporte para telas 4K/HiDPI e suporte a temas, a capacidade de girar e espelhar telas, novas opções para exportar para o formato de imagem PNG, fontes variáveis ​​(requer a biblioteca pango 1.41.1 ou versão superior) e muito mais.

"A interface do usuário foi alterada para usar uma versão mais recente do GTK+, o toolkit de widget que o Inkscape usa para desenhar a interface do usuário na tela. Esta nova versão traz muitas melhorias, especialmente para usuários de telas HiDPI. A atualização do Inkscape para usá-lo tem sido um grande esforço que foi antecipado ansiosamente por um longo tempo", diz os desenvolvedores.

A primeira versão Alpha do Inkscape 1.0 já foi lançada

Entre outras mudanças do próximo Inkscape 1.0, que deve estar disponível ainda este ano, podemos mencionar a capacidade de controlar a largura da ferramenta PowerStroke com gestos de toque sensível à pressão em tablets gráficos, suporte a fillet/chamfer LPE e operação boolean sem perdas LPE e posicionamento opcional de Origin no canto superior esquerdo da janela.

Uma primeira versão Alpha de pré-lançamento do próximo grande lançamento do editor de gráficos vetoriais agora está disponível para download como um AppImage para as distribuições Linux. Um pacote com o código fonte também está disponível se você quiser compilar o software em sistemas operacionais macOS ou Windows. Mais detalhes sobre as mudanças que chegam ao Inkscape 1.0 serão revelados com o tempo, mas você pode conferir aqui as notas de versão.

Enquanto isso, se você estiver usando o Inkscape, você deve saber que a versão 0.92.4 também foi lançada hoje como uma atualização de manutenção que adiciona suporte para alinhar vários objetos como um grupo relativo a um único objeto, melhorias na função de imprimir, suporte para gravar dados de imagem para saída padrão e leitura, melhor desempenho da ferramenta de medida ao trabalhar com grades visíveis e outras correções de bugs.


FONTE: Softpedia
Comentários