Purism compartilha o progresso feito no Librem 5 durante o final de 2018


A Purism compartilhou sua mais recente atualização sobre o progresso que está sendo feito no Librem 5, smartphone baseado no Linux e voltado para a segurança e privacidade que está previsto para começar a ser vendido nos próximos meses. Conforme foi anunciado em dezembro, os kits de desenvolvimento do dispositivo já foram enviados.

Com relação ao software do smartphone, a equipe de engenheiros espera ter o design do dispositivo finalizada este mês. No lado do software, algumas de suas realizações para o final de 2018 incluem funcionalidade básica para o aplicativo "Chamadas" para fazer e receber ligações telefônicas, bem como recursos básicos como toques de chamadas, e o "Hægtesse" como um daemon para transferir dados de áudio do modem SIMCom SIM7100 para o PulseAudio, configurando o servidor de som automaticamente para chamadas telefônicas.

Além disso, a biblioteca "libhandy" continua avançando na adaptação de aplicativos GTK3 para ser mais aplicável ao formato da tela do smartphone, trabalho contínuo para habilitar "Virtboard" como seu teclado virtual baseado em Wayland, o aplicativo Chatty, da Purism, para SMS e comunicação de bate-papo criptografado agora pode enviar mensagens SMS entre dispositivo e já estão sendo adaptados vários modelos de softwares do GNOME para o UI/UX do Librem 5.

Também foram implementadas diversas melhorias para o Wayland, GNOME Control Center, GNOME Contacts, GTK, GLADE, Epiphany, ModemManager e outros componentes importantes.

Mais detalhes sobre os últimos progressos realizados no smartphone Librem 5 podem ser conferidos no blog oficial da Purism.


FONTE: Phoronix
Comentários