Solus 4 e o ambiente gráfico Budgie 10.5 serão finalmente lançados ''nas próximas semanas''


Faz um ano desde que o ex-líder do projeto Solus, Ikey Doherty, nos prometeu o lançamento do Solus 4, mas depois de muitas tentativas e erros, a equipe agora parece estar pronta para continuar de onde o desenvolvimento parou. De acordo com o desenvolvedor Joshua Strobl, o lançamento da próxima versão do sistema operacional acontecerá muito em breve, assim que o ambiente gráfico Budgie 10.5 estiver lançado.

"Espero que o Budgie 10.5 esteja pronto para ser lançado nas próximas semanas, o que também significa que o Solus 4 também será lançado, finalmente nos afastando do lançamento do Solus 3.x e da subsequente atualização da ISO e abrindo as portas para a nossa mudança anunciada anteriormente em nossa postagem do blog sobre como lançamos novas versões do Solus", diz Joshua Strobl em seu anúncio.

Como o Solus é uma distribuição Linux que faz uso do modelo rolling release, ou seja, com updates contínuos, o lançamento do Solus 4 será apenas outro snapshot com pacotes atualizados e todas as correções de segurança mais recentes. No entanto, a comunidade do projeto esperou um novo lançamento por um bom tempo. Mas, com o a chega da nova imagem ISO, será possível realizar novas implantações do sistema operacional sem ter que baixar centenas de atualizações após a instalação.

Além da edição Budgie, o próximo lançamento também trará o mais recente ambiente gráfico GNOME 3.30, que pode chegar ao Solus 4.1, planejado para fevereiro ou março de 2019. Por outro lado, a equipe afirmou que não continuaria atualizando o Budgie 10 para concentrar esforços em uma grande atualização, o Budgie 11.

Budgie 11 poderá ser lançado em 2020

O ciclo de desenvolvimento do Budgie 11 será iniciado em breve e Joshua Strobl diz que planeja lançar a primeira versão alfa para testes públicos em agosto, com as builds beta chegando no final do ano. Isso significa que a versão final do ambiente gráfico poderia chegar em 2020.

Em 2019, o projeto Solus também concentrará seus esforços na melhoria do Software Center, no gerenciador de pacotes da próxima geração "Sol", na infraestrutura da Web, no formato de compilação e na ferramenta de empacotamento YPKG, na Linux Hardware Qualifier e em outros utilitários focados em desenvolvedores.

Em conclusão, podemos finalmente dizer que a equipe Solus está de volta e você deve esperar coisas incríveis deste sistema operacional independente.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários