Thunderbird ganhará aprimoramentos na interface e melhor suporte para o Gmail


A equipe de desenvolvimento por trás do Thunderbird detalhou suas ambições para o decorrer deste ano — e se você é fã de aplicativos rápidas e bonitos, ficará muito satisfeito. O cliente de email da Mozilla pode não ser tão popular quanto o navegador Firefox, mas o aplicativo segue por anos com muitos seguidores. Afinal, ele ainda vem pré-instalado em uma grande quantidade de distribuições Linux, incluindo o Ubuntu.

O lançamento do Thunderbird 60 em meados de agosto de 2018 trouxe uma interface de usuário chamada “Photon” aprimorada, algumas correções, melhorias e uma logo totalmente nova. Mas as mudanças na UI e na experiência do usuário (UX) ainda não terminaram: Ryan Sipes, gerente de comunidade no projeto Thunderbird, diz que os fãs do aplicativo podem esperar por grandes melhorias.


"Recebemos um feedback considerável pedindo melhorias no UX/UI e [...] vamos trabalhar nisso em 2019. Com a adição de novos desenvolvedores, veremos algum foco em melhorar a experiência para nossos usuários em todo o Thunderbird", diz Ryan Sipes em sua postagem no blog oficial da Mozilla. "Além disso, buscaremos tecnologias novas e mais rápidas para reescrever partes do Thunderbird, além de trabalhar em um Thunderbird de multiprocesso."

Entre outras mudanças, as notificações do aplicativo em breve usarão o sistema de notificação nativo de cada desktop ou sistema operacional, haverá uma "reformulação" da experiência de criptografia e configurações, melhor suporte ao Gmail, especificamente com relação aos rótulos do Gmail e outras integrações específicas de serviços. Aperfeiçoar o suporte ao serviço de email da Google é outra área importante em que a recém-expandida equipe de desenvolvimento do cliente de email diz que deseja concentrar seus esforços.

Os serviços de email da web, como o próprio Gmail, sem dúvida, prejudicaram a popularidade dos clientes de email baseados em desktop, mas não os apagaram de imediato. Muitas pessoas ainda gostam de trabalhar com um banco de dados local de email, gerenciar suas mensagens offline ou usar complementos para estender e complementar sua experiência.

E este ano, o Thunderbird tem a intenção de oferecer uma experiência excepcional para esses usuários — e se você também é um dos que usam clientes de email no desktop, certamente mal pode esperar.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Mozilla

Comentários