Versão snap do Chromium agora conta com suporte para decodificação baseada em GPU


Para aqueles executando o navegador Chromium e que desejam aproveitar melhor a aceleração de vídeo por hardware, agora existe uma versão snap do Chromium disponível para testes que oferece suporte à aceleração de vídeo com VA-API (Video Acceleration API) para decodificação baseada em GPU.

Recentemente, o Fedora começou a oferecer o Chromium com o suporte para o VA-API habilitado devido ao fato da Google não confiar na aceleração de vídeo da GPU no Linux e, portanto, não ter o recurso ativado por padrão. Os usuários do Fedora testando este suporte de aceleração de vídeo com o navegador parecem satisfeitos com os resultados, então, agora o Ubuntu está ganhando uma versão snap do browser com essa funcionalidade.

O responsável pelos trabalhos é Olivier Tilloy, desenvolvedor no Ubuntu, que pegou o patch que implementa o recurso e criou um pacote snap do Chromium com o VA-API habilitado. Atualmente, este snap está no canal candidate/vaapi ou disponível aqui para o Ubuntu ou outras plataformas suportadas.

Para aproveitar esta aceleração de vídeo com VA-API, você precisa de hardware e driver suportado, que se resume principalmente a gráficos Intel com a pilha VA-API. Contudo, a pilha gráfica Mesa também é capaz de fornecer suporte para VA-API com GPUs AMD Radeon.

Enquanto isso, o hardware da NVIDIA é limitado ao Video Codec SDK (NVENC/NVDEC), baseado no CUDA, e VDPAU. Além disso, para assistir a vídeos do YouTube com o Chromium usando a aceleração VA-API, você precisa estar usando a extensão h264ify.


FONTE: Phoronix

Comentários