Aplicativo permite fazer overclock facilmente em GPUs NVIDIA no Linux


Se você sempre quis fazer overclock na sua placa de vídeo NVIDIA no Linux, bem como ter acesso a recursos como o consumo de energia e a criação de perfis da velocidade da fan, você precisa conhecer o aplicativo “GreenWithEnvy” (verde de inveja, em tradução livre). Trata-se de uma ferramenta criada para que os donos de placas de vídeo GeForce possam ter maior controle sobre as suas GPUs.

Como você pode ver na imagem logo abaixo, a interface gráfica do aplicativo é bem moderna, intuitiva e rica em detalhes. Através da janela principal, você pode rapidamente e facilmente recolher informações sobre estatísticas de uso dos componentes da placa de vídeo (incluindo o chip gráfico, memória VRAM e Encoder/Decoder), consumo de energia, clocks, temperatura da GPU e velocidade da fan. Vale lembrar que o driver de vídeo NVIDIA precisa estar instalado.


Como sugerido no início do artigo, o GreenWithEnvy (GWE) também permite configurar e alternar entre perfis de fãs personalizados, cada um deles adaptado às suas necessidades específicas. Além disso, também é possível visualizar dados históricos dos valores mais importantes da sua GPU em uma janela de diálogo separada. Este recurso só está disponível com o GTK+ a partir da versão 3.24.

Overclock em GPU NVIDIA no Linux

Entre os recursos e informações disponível no aplicativo, estão duas opções que permitem que você faça o overclock na sua placa de vídeo NVIDIA facilmente no Linux. Isso é feito usando controles deslizantes, onde você pode ajustar o clock da GPU e da VRAM da GPU. Dependendo dos valores escolhidos, você pode potencialmente extrair mais desempenho do seu hardware.

Mas o aumento do desempenho tem um custo. Quanto maior o clock, mais energia sua GPU irá consumir, e com o maior consumo, mais quente a GPU ficará, exigindo maior velocidade da fan ou, até mesmo, outras soluções de resfriamento.

Download e instalação do GreenWithEnvy

Se você está curioso e quer experimentar o GreenWithEnvy com a sua GPU NVIDIA, você pode instalar o Flatpak do aplicativo agora mesmo na sua distribuição Linux favorita através da Flathub Store, clicando aqui. Lembre-se também de ter o driver de vídeo NVIDIA instalado.

Se você não possui ou não sabe se o suporte para aplicativos Flatpak está presente da sua distribuição Linux, instruções de instalação podem ser encontradas através deste link. Os usuários do Arch Linux podem pegar o software do AUR. Além disso, um pacote Snap também está planejado para uma versão futura.

Para mais detalhes sobre o GreenWithEnvy, não deixe de conferir o repositório oficial do aplicativo no GitLab.


FONTE: OMG! Ubuntu!GWE/GitLab

Comentários