Como instalar a versão mais recente do driver de vídeo da AMD ou Intel no Linux Mint


Manter os drivers de vídeo sempre atualizados no Linux Mint também é algo muito importante, seja para os donos de placas de vídeo AMD ou para aqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel. Ao fazer isso, você tem acesso de forma mais rápida e fácil a correções e melhorias de desempenho envolvendo jogos, bem como a novos recursos e melhor suporte para a sua GPU.

Para obter a versão mais recente e estável do driver de vídeo da sua GPU, você terá que instalar o último lançamento da pilha gráfica Mesa, que está disponível através do PPA "Padoka". É possível adicionar o PPA através do utilitário Fontes de Aplicativos (ao abri-lo, será necessário informar a senha root), que fica localizado no menu de apps ➞ Administração.

Com o utilitário aberto, vá até a sessão PPAs e, em seguida, clique no botão Adicionar. Na nova janela que se abrir, adicione o seguinte no campo de texo   ppa:paulo-miguel-dias/pkppa  , como mostra a imagem abaixo, e clique no botão Ok. Irá surgir uma nova tela com algumas informações, confirme novamente.



Em seguida, surgirá uma mensagem afirmando que você precisa "atualizar o cache do APT", como mostra a imagem abaixo. Apenas clique no botão Ok para concluir o processo e atualizar os repositórios.


Com o PPA devidamente adicionado ao seu Linux Mint, bem como com os repositórios atualizados, feche o Fontes de Aplicativos e busque por atualizações. É possível fazer isso clicando no ícone do utilitário Gerenciador de Atualizações na badeja do sistema.

Como é possível ver na imagem logo abaixo, uma nova versão da pilha gráfica Mesa estará disponível para você. Basta clicar no botão "Instalar Atualizações" para obter a última versão do driver de vídeo da sua GPU.



Com o processo de instalação concluído, reinicie o sistema operacional para que os novos recursos da pilha gráfica Mesa entre em vigor. Vale ressaltar que, ao realizar os passos apresentados aqui, as futuras atualizações estáveis do Mesa também estarão disponíveis para você. Basta atualizar o sistema normalmente.



Comentários