Como obter suporte para a Vulkan no Linux Mint com GPU NVIDIA, AMD ou Intel


Se você quer obter um melhor desempenho com os seus jogos no Linux Mint, sejam eles nativos, em especial os games portados recentemente pela Feral Interactive, bem como os títulos executados, por exemplo, com o Steam Play ou pelo Lutris (usando o Wine e o DXVK), obter suporte para a Vulkan é a melhor coisa a se fazer.

Quando comparado com o OpenGL, a API gráfica de baixo nível realmente entrega ganhos significativos no desempenho. Sem falar que, enquanto alguns jogos permitem que você escolha qual API usar, outros games só possuem suporte para a Vulkan no Linux, como é o caso de F1 2017, Total War: WARHAMMER II e Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration. Veja agora mesmo como é fácil obter suporte para a Vulkan no Linux Mint:

Para aqueles que possuem placa de vídeo NVIDIA

Se você possui uma placa de vídeo GeForce, o que basicamente você precisa fazer é instalar o driver de vídeo NVIDIA. Não tem segredo, basta abrir a ferramenta Gerenciador de Drivers, escolher a versão mais recente do driver NVIDIA (ou o recomendado) para a sua placa de vídeo e clicar no botão Aplicar Mudanças. Quando o processo de instalação estiver concluído, basta reiniciar a máquina e o seu Linux Mint terá suporte para a Vulkan, entre outros recursos oferecidos pelo driver.


O painel de configurações da NVIDIA estará disponível no menu de aplicativos, o que é útil para realizar configurações mais avançadas, como usar a tecnologia G-SYNC com monitores FreeSync e Adaptive Sync.

Obtendo suporte para a Vulkan com GPU AMD ou Intel

Você tanto pode fazer isso pelo Terminal, executando   sudo apt install mesa-vulkan-drivers vulkan-utils libassimp4  , quanto que pela interface gráfica, usando o gerenciador de softwares Synaptic, que permite gerenciar pacotes de maneira mais avançada e que já está disponível no Linux Mint.

No Synaptic, pesquise pelos pacotes mesa-vulkan-drivers, vulkan-utils e libassimp4, sempre marcando cada um deles para a instalação, clicando com o botão direito do mouse e selecionando Marcar para a instalação ou dando um duplo clique sobre os pacotes. Não se esqueça de aceitar também a instalação das dependências desses pacotes.


Quando a instalação estiver concluída, reinicie a máquina. você pode obter informações técnicas da Vulkan executando no Terminal:   vulkaninfo  , o que também é útil para saber se o suporte está habilitado.

Vale ressaltar que nem todos os modelos de placas da AMD ou de processadores da Intel, com os seus gráficos Integrados, possuem suporte para a Vulkan. No caso da AMD, placas de vídeo RX 200 (Volcanic Islands) e mais recentes possuem suporte para a API no Linux. No caso da Intel, o suporte está disponível para gráficos Ivy Bridge "Gen 3" e mais recente.




Comentários