Gallium Nine contará com suporte ao NIR, podendo rodar sobre a Vulkan


O pessoal por traz do "Gallium Nine", projeto que promete rodar jogos Direct3D 9 com bom desempenho no Linux, estão trabalhando no suporte ao NIR como uma opção alternativa ao padrão TGSI, uma linguagem intermediária para descrever shaders usada tradicionalmente pelos drivers Gallium3D. Com a adição desse suporte, as portas são abertas para algumas novas possibilidades interessantes.

O trabalho não está completo, mas já existem patches pendentes que ainda estão no objetivo de suportar o NIR como uma alternativa ao TGSI com esse rastreador de estado do Gallium3D. Até agora os desenvolvedores estão testando o suporte NIR do Gallium Nine com a opção de backend NIR no RadeonSI, mas o importante é que, suportando o NIR, existem alguns cenários interessantes:

A principal motivação em suportar o NIR do Gallium Nine é permitir que este suporte ao Direct3D 9 para jogos rodando no Wine funcione com o driver "Iris" Gallium3D da Intel. Iris é o futuro driver OpenGL para hardware gráfico Intel Broadwell e mais recente. O driver foi projetada para usar o NIR em vez do TGSI, portanto, para que tudo funcione bem, esse suporte NIR precisa estar pronto.

Uma possibilidade interessante também com o Gallium Nine suportando o NIR é que ele pode eventualmente rodar com Zink, uma iniciativa que promete executar o OpenGL sobre a Vulkan. Em outras palavras, o Direct3D 9 é compatível com o Gallium Nine no Gallium3D, sendo executado em cima do Zink ao usar drivers Vulkan para a renderização, em vez dos drivers do Gallium3D/OpenGL para renderizar os gráficos.

Gallium Nine também pode funcionar com outros drivers Gallium3D focados no NIR, como Freedreno e Broadcom VC4/V3D. Embora o desempenho não seja dos melhores, pelo menos esse suporte ao Direct3D 9 pode funcionar nesses outros drivers Gallium3D.

O Gallium Nine, que fornece suporte para o Direct3D 9 para rodar jogos no Linux com Wine, está começando a funcionar com o novo driver Iris da Intel.

Conforme descrito nesta discussão, pelo menos inicialmente o plano do Gallium Nine é fazer uso dos caminhos de código TGSI para NIR ao trazer o suporte NIR inicial. Com o código experimental, alguns jogos funcionam ou pelo menos um pouco enquanto outros jogos/demos têm problemas de renderização e falhas. Pelo menos um bom progresso está sendo feito e certamente será interessante acompanhar seu progresso.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários