GameMode poderá permitir overclock de GPUs ao rodar jogos no Linux


Desenvolvido pela Feral Interactive, o GameMode tem ajudado muitos jogadores a rodar seus games no Linux, especialmente otimizando a distribuição Linux sob o capô para permitir um melhor desempenho principalmente com os jogos que fazem uso da Vulkan. O mais novo recurso que deve ser adicionado em breve é o suporte para overclock de GPUs AMD ou NVIDIA.

Isso é possível porque, felizmente, o driver de kernel AMDGPU e o driver da NVIDIA há muito tempo oferecem suporte a overclock no Linux. Com esta integração no GameMode, será possível definir a configuração automática do estado de overclocking da GPU quando um jogo for executado (e desencadeia o GameMode) e, em seguida, a capacidade de retornar facilmente ao estado de clock/power padrão da GPU quando você não está jogando, a fim de reduzir o calor e consumo de energia.

Além disso, é recomendável que antes de testar o recurso, que você faça um overclock de sua GPU manualmente para descobrir a capacidade de alimentação, refrigeração e clock de sua placa de vídeo específica para saber até onde sua GPU pode ser estressada antes de apresentar problemas de estabilidade ou resfriamento.

Os patches que adicionam o recurso podem demorar algum tempo para serem implementados no GameMode devido a questões relacionadas a coisas como se as configurações do GameMode no diretório home de um usuário devem respeitar as configurações do clock da GPU, o que fazer caso o sistema apresente travamento devido a um re-clock ruim e os parâmetros armazenados e etc.

No entanto, este é outro caso de uso potencial interessante para o GameMode, a fim de lidar automaticamente com o overclocking da GPU no Linux apenas quando você estiver jogando.


FONTE: Phoronix

Comentários