KDE Plasma 5.16 contará com melhor suporte para configurações de múltiplos monitores


De acordo com o mais recente relatório do desenvolvedor Nate Graham, novos recursos já estão sendo preparados para o próximo KDE Plasma 5.16, bem como mais aprimoramentos para as funcionalidades já disponíveis no ambiente gráfico, que tem lançamento previsto para o dia 11 de junho. Essas novidades devem aprimorar ainda mais a experiência dos usuários.

Até o momento, os destaques da versão KDE Plasma 5.16 incluem suporte aprimorado para configurações de múltiplos monitores, pois o foco da tela de bloqueio agora seguirá a tela onde o cursor do mouse está localizado, será melhorada a capacidade do Plasma Discover de oferecer suporte a vários aplicativos disponíveis no store.kde.org e as páginas do painel de configurações do sistema receberão mais aprimoramentos.

Outras melhorias no ambiente gráfico incluem a capacidade do widget Color Picker de permitir que os usuários arrastem a cor atual diretamente do widget sem precisar abri-lo primeiro e a implementação de um indicador ocupado girando ao iniciar widgets de inicialização de aplicativos independentes.

Por outro lado, o pacote de aplicativos KDE Applications 19.04, que chega em 18 de abril, promete permitir aos usuários copiar CDs de áudio no formato de arquivo Opus, adiciona miniaturas de arquivos .epub e .fb2, bem como arquivos .xps e vários outros arquivos do Microsoft Office e implementa a classificação por data na pasta "Downloads" do Dolphin e na visualização "Documentos recentes".

Além disso, o KDE Applications 19.04 deve melhorar a exibição de árvore do plugin Project no editor Kate para mostrar todos os itens de menu para itens Git que contêm "umlauts" em seus nomes e promete adicionar dois novos atalhos de teclado no visualizador de imagens Gwenview para girar à esquerda (Ctrl+Shift+R) e focar a barra de URL (Ctrl+L).


Por fim, o próximo KDE Frameworks 5.56, que será lançado em 9 de março, melhorará o efeito de brilho de Screen Edge, adicionará botões in-line apropriados nas novas visualizações de grade do painel de configurações do sistema e aprimorará o recurso de arrastar e soltar ícones com o Qt 5.11 ou posterior. Além disso, também são aguardadas melhorias na funcionalidade "Print Preview" do Kate e a capacidade de atualizar as cores instantaneamente após alterar o esquema de cores.

Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades sobre o próximo KDE Plasma 5.16 e tudo o que acontece de mais empolgante no mundo Linux.


FONTE: Softpedia

Comentários