Lançado o KDE Plasma 5.15 com melhorias para Wayland e maior integração com o Firefox


Depois de estar nos últimos seis meses em desenvolvimento, o KDE Plasma 5.15 chega com diversas novidades para aprimorar ainda mais a experiência do ambiente gráfico. Isso inclui vários refinamentos nas interfaces de configuração, novas opções para configurações de rede complexas, ícones reprojetados, integração aprimorada com aplicativos e tecnologias de terceiros e várias melhorias para o gerenciador de pacotes Discover.

"Para o primeiro lançamento de 2019, a equipe do Plasma adotou a meta de Usabilidade e Produtividade do KDE e tem trabalhado na busca e remoção de todos os problemas que atrapalham você. Com isso em mente, nos unimos com os colaboradores do VDG (Visual Design Group) para obter feedback sobre todos os problemas irritantes em nosso software e os corrigimos para garantir um fluxo de trabalho intuitivo e consistente para o seu uso diário", diz o lançamento oficial.


Aqui está o que há de novo no KDE Plasma 5.15

Os destaques da nova versão do ambiente gráfico incluem aprimoramentos no gerenciador de pacotes gráfico Plasma Discover, que agora conta com melhor suporte para os formatos Flatpak e Snap, a capacidade de lidar com pacotes locais foi melhorada, suporte para atualização de distribuições Linux através do widget Plasma Update Notifier, nova página Sources, bem como a instalação mais fácil de atualizações disponíveis na página Updates.

O widget Power também recebeu suporte para exibir o status da bateria de dispositivos Bluetooth conectados, agora há integração nativa do navegador Mozilla Firefox e outros aplicativos GTK, a página de configurações de desktops virtuais agora é suportada pelo Wayland, bem como touch drag-and-drop. Além disso, o widget NetworkManager do Plasma recebeu suporte para WireGuard VPN, o que requer a instalação do plugin apropriado do NetworkManager.


Outras mudanças que vale a pena mencionar incluem melhor suporte para usuários com deficiência visual no leitor de tela para permitir a leitura de ícones, suporte para download e instalação de novos plugins diretamente da caixa de diálogo de configuração de papel de parede no painel de configurações do sistema e um tema de ícones Breeze aprimorado.

É claro que existem muitas outras pequenas mudanças que tornarão sua experiência com o KDE Plasma mais agradável, então confira as notas de lançamento se você estiver curioso para saber exatamente o que foi incluído nesta nova versão do ambiente gráfico, que receberá cinco atualizações de manutenção até o próximo lançamento, o KDE Plasma 5.16, que será lançado no dia 11 de junho.


FONTE: Softpedia
Comentários