Lançado o LibreOffice 6.2 com melhorias na interface, novo recursos e muito mais


Foi lançada na última quinta-feira (7) mais uma nova versão da suíte de escritório multiplataforma e gratuita LibreOffice, a 6.2, que esteve em desenvolvimento nos últimos seis meses e chega para oferecer vários novos recursos e muitas melhorias, especialmente na interface gráfica. Isso inclui aprimoramentos na UI NotebookBar, que é baseada no conceito MUFFIN e que anteriormente era um recurso experimental.

A interface de usuário NotebookBar é opcional, não estando habilitada por padrão, e vem em três tipos diferentes: Tabbed, Grouped e Contextual. Além disso, também há melhorias para os temas de ícones Elementary, melhor compatibilidade com documentos do Microsoft Office como gráficos e animações, recursos de segurança de documentos graças à criptografia e implementação de verificação HMAC, bem como filtragem mais rápida de palavras-chave indexadas e realce de termos de pesquisa.

"A variante Tabbed tem como objetivo fornecer uma interface familiar para usuários provenientes de suítes de escritórios proprietárias [referindo-se provavelmente ao Microsoft Office] e deve ser usada principalmente sem a barra lateral, enquanto a agrupada permite acessar funções de “primeiro nível” com um clique e funções de “segundo nível” com um máximo de dois cliques", diz o anúncio oficial.


Outra boa notícia é que o aplicativo de texto Writer agora permite que os usuários copiem os dados da planilha em tabelas, em vez de inseri-los como objetos. O Calc agora suporta análise de regressão multivariada por meio da ferramenta de regressão e apresenta uma nova função REGEX que permite associar texto a expressões regulares, e a saída da análise agora contém várias medidas estatísticas. O Impress e o Draw agora permitem que os usuários modifiquem o caminho de movimento das animações, arrastando os pontos de controle. O Draw também recebeu um submenu Format Table.

Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 6.2 torna o menu de contexto mais consistente em vários componentes da suíte de escritório, melhora o desempenho do rastreamento de alterações, especialmente ao lidar com documentos grandes, e aprimora o LibreOffice Online com um teclado na tela renovado, bem como uma interface de usuário simplificada e mais responsiva para dispositivos móveis.



O LibreOffice 6.2 é o segundo lançamento da série 6.x e será suportado até o dia 30 de novembro, com nada menos que sete atualizações de manutenção, a primeira, o LibreOffice 6.2.1, estando programada para chegar no final do mês. Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui. O download pode ser feito a partir do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: Softpedia

Comentários