Nova atualização para o OBS Studio traz aceleração de vídeo baseada na VA-API


No início desta semana, o OBS Studio ganhou mais uma nova versão, a 23.0, que chega trazendo diversas novidades para este incrível software de gravação e streaming de vídeo. Entre os destaques envolvendo a plataforma Linux, está o suporte para a interface VA-API (Video Acceleration API) para permitir aceleração de vídeo baseada em GPU para aqueles que usam drivers open source.

Originalmente projetada pela Intel, a API permite e fornece acesso a processamento de vídeo acelerado por hardware, usando a unidades de processamento gráfico (GPU) para acelerar a codificação e a decodificação de vídeo, o que deve reduzir o uso da CPU na hora de realizar gravações ou fazer streaming de vídeo de conteúdo com os gráficos integrados da Intel.

Alguns outros destaques desta nova versão incluem filtros de áudio Limiter e Expander, suporte de áudio multi-track para saída FFmpeg, adicionado uma opção para remodificar automaticamente as gravações para o MP4 nas configurações avançadas e foram implementadas diversas correções.

Para mais detalhes, não deixe de conferir as notas de lançamento na OBS Studio oficial do projeto no GitHub.


FONTE: OBS Studio/GitHub
Comentários