Novo driver Gallium3D da Intel pode chegar no Mesa em breve


No ano passado, os desenvolvedores da Intel criaram um novo driver OpenGL baseado em Gallium3D para Linux como um eventual substituto do antigo driver "i965 classic" presente na pilha gráfica Mesa. A Intel agora parece estar confiante o suficiente no atual estado desse novo driver chamado de "Iris", com o próximo passo sendo implementá-lo oficialmente no Mesa.

O driver Iris já amadureceu o suficiente para que Kenneth Graunke, o desenvolvedor da Intel OTC (Open Source Technology Center), que originalmente iniciou a criação do novo driver no final de 2017, esteja tentando implementá-lo na base de código principal da Mesa. O driver ainda não está completo, mas já está em boa forma, embora seja considerado experimental.

O novo driver da empresa é parcialmente inspirado pelo driver Vulkan "ANV". O desenvolvedor também descreve o design com: "nosso principal objetivo era tornar o driver o mais eficiente possível, visando uma sobrecarga de CPU muito baixa. Também decidimos descartar o suporte para hardware antigo e drivers de kernel desatualizados, liberando-nos para projetar o futuro sem se preocupar em impactar o passado".

Quando concluído, espera-se que o desempenho do Iris deva ser melhor que o atual driver do Mesa. O novo driver é focado exclusivamente no hardware gráfico Intel Broadwell "Gen 8" e mais recente; os gráficos mais antigos da Intel estarão usando o atual i965.

Este novo driver também promete ser muito mais eficiente, projetado em torno de interfaces modernas e também com as próximas placas gráficas dedicadas da Intel em mente. O driver reutiliza o backend do compilador NIR existente, o código do Intel Surface Layout (ISL), a biblioteca BLORP (Blit-on-Render-Pipe) e outros códigos modernos da Intel que melhoraram ao longo do tempo com os drivers i965 e ANV.

Uma vez implementado no Mesa, supondo que o driver esteja incluído como parte de sua lista de drivers do Gallium3D, a substituição do driver clássico padrão pode ser feita através da variável de ambiente MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=iris.

Espera-se que esse código seja revisado e implementado a tempo para o atual ciclo de desenvolvimento do Mesa 19.1. Este é um marco muito importante para o driver OpenGL da Intel para Linux. Mais detalhes podem ser encontrados através deste link.


FONTE: Phoronix
Comentários