VLC 4.0 contará com novo visual e melhor suporte para Wayland


Lançado há quase um ano, o VLC 3.0 foi um grande lançamento, que chegou trazendo novos recursos e melhorias importantes para o reprodutor multimídia. Contudo, ainda existem mais novidades chegando ao aplicativo que devem torná-lo ainda mais moderno, além de aprimorar ainda mais a experiência do usuário.

A boa notícia vem do próprio desenvolvedor líder do VLC, Jean-Baptiste Kempf, que revelou recentemente mais detalhes sobre seus planos para a próxima versão do aplicativo, a 4.0, codinome Otto Chriek. Para o próximo lançamento do player multimídia, será adicionada uma nova lista de reprodução, uma interface de usuário aprimorada, uma nova arquitetura de saída de vídeo que suporte conteúdo VR/3D e a remoção de plataformas antigas.



Além disso, também será implementado o suporte para vídeo de 360 ​​graus, áudio 3D, suporte para headset VR, como o HTC Vive e Oculus via OpenHMD, melhor suporte para high dynamic range (HDR) e uma API de filtro de vídeo.

Os trabalhos na nova interface de usuário do VLC 4.0 também está progredindo. Haverá adaptações para o GNOME e KDE, suporte para decoração da janela do lado do servidor (Server-Side Decoration - SSD) e do lado do cliente (Client-Side Decoration - CSD), bem como um ótimo suporte para Wayland. Os desenvolvedores também pretendem exigir aceleração OpenGL para este media player no Linux.

Mais detalhes sobre o trabalho inicial em torno do VLC 4.0 podem ser encontrados nesses slides oficiais e na palestra por de Jean-Baptiste Kempf gravada recentemente.


FONTE: Phoronix
Comentários