Baseado no DXVK, ''D9VK'' chega para rodar o Direct3D 9 sobre a Vulkan


O desenvolvedor Joshua Ashton, que estava trabalhando no "DXUP" como uma camada de tradução do Direct3D 9 e 10 para o Direct3D 11 para que a saída pudesse ser usada e compreendida pelo DXVK, o que permite rodar jogos e aplicativos D3D9/10 sobre a API gráfica Vulkan no Linux, agora está desenvolvendo um outro projeto chamado "D9VK", porém, com foco apenas no Direct3D 9.

O D9VK é um fork da base de código do DXVK e, diferente do que acontecia com o DXUP, a implementação permite rodar o Direct3D 9 diretamente sobre a Vulkan. Recentemente, o desenvolvedor começou a enviar seu trabalho para o repositório do projeto no GitHub.

A base de código do DXVK vem da versão 1.0, lançada recentemente, e até o momento só foram implementados alguns patches que adicionam alterações focadas em dar suporte ao Direct3D 9. Contudo, ainda não está claro se isso se destina a um fork temporário ou se, em última análise, o plano será tentar mesclar novamente com o DXVK, supondo que o upstream esteja interessado.

Como já faz cerca de um mês que o repositório do DXUP no GitHub não recebe novas alterações, acredita-se que o D9VK é o novo foco principal do desenvolvedor. E tudo isso acontece enquanto a CodeWeavers demonstrou interesse recentemente em adicionar o suporte da Vulkan ao WineD3D, embora pelo menos algumas semanas atrás não esteja envolvido com o DXVK.

Será interessante ver todo o progresso feito com o D9VK, embora em sua fase hoje, não pareça estar ainda pronto para os jogadores. No entanto, como o DXVK já está bem avançado e oferece um bom desempenho ao rodar jogos do Windows sobre a Vulkan no Linux, o projeto pode estar funcionando bem muito em breve.

Tempos emocionantes à frente para os jogadores Linux!


FONTE: Phoronix

Comentários