Com base no Ubuntu 18.04 LTS, o Zorin OS 15 Beta chega com suporte para Flatpak



A equipe de desenvolvimento por trás do Zorin OS anunciou que está trabalhando no próximo grande lançamento da distribuição Linux, versão 15, que já está disponível no canal Beta. Entre os destaques, o sistema operacional é baseado no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), da Canonical, e promete refinamentos na experiência, tanto para aqueles que estão vindo do Windows quanto que para os usuários Linux mais experientes.

Sob o capô, está disponível o Linux Kernel 4.18 do Ubuntu 18.04.2 LTS, além da suíte de escritório LibreOffice 6.2, suporte para aplicativos e repositórios Flatpak, o Mozilla Firefox como navegador padrão, suporte experimental para Wayland e suporte a Thunderbolt 3.


"Depois de um longo ciclo de desenvolvimento, estamos entusiasmados em apresentar o Beta da próxima grande versão do nosso sistema operacional: Zorin OS 15. A criação de um sistema operacional de desktop Linux projetado para todos – não apenas para engenheiros e usuários avançados – sempre foi a missão do Zorin OS, desde o primeiro lançamento há quase 10 anos. O Zorin OS 15 leva esse esforço de uma década e o amplifica para o próximo nível", diz os desenvolvedores.

"Todos os aspectos da experiência do usuário foram reconsiderados e refinados nesta nova versão, desde a forma como os aplicativos são instalados, até como você realiza o trabalho e como interage com os dispositivos ao seu redor. O resultado é uma experiência de desktop que combina a mais poderosa tecnologia de desktop com o design mais fácil de usar."

O Zorin OS 15 Beta também conta com um novo aplicativo chamado "Zorin Connect", que é baseado no GSConnect e KDE Connect, permite conectar e interagir com dispositivos Android para receber notificações no computador, navegar e compartilhar arquivos, receber e enviar mensagens SMS, bem como controlar a reprodução de mídia.



Além disso, o sistema operacional também conta com o ambiente gráfico GNOME 3.30 personalizado com novíssimos temas em seis variantes de cores e modos claro e escuro, modo Night Light, uma nova opção de plano de fundo adaptável que muda ao longo do dia e uma nova interface adaptada explicitamente para telas sensíveis ao toque.

Você pode baixar o Zorin OS 15 Beta agora mesmo a partir do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. Contudo, tenha em mente que esta versão do sistema operacional ainda está na fase beta, portanto, erros são mais que esperados. Mais detalhes você encontra no anúncio oficial.


FONTE: Zorin OS Blog

Comentários