Linux Mint deve receber em breve novo logo e uma repaginada no visual do seu site


O pessoal por traz do popular Linux Mint revelou recentemente planos para revisar o icônico logotipo da distribuição Linux. O líder do projeto, Clem Lefebvre, deu mais detalhes em seu mais recente relatório mensal com as últimas atualizações sobre o que está acontecendo nos bastidores, afirmando que sua equipe está atualmente "experimentando" um novo visual para a logo.

Para justificar a intenção de dar um novo visual ao logotipo do projeto, são citados dois principais "problemas. O primeiro é que a logo é simplesmente detalhado demais para ser bem dimensionado em tamanhos menores.


O ícone parece confuso ou pixelado quando usado como, por exemplo, um favicon do site ou um logotipo do menu de aplicativos. Primeiro, há a forma geral, depois uma borda branca grossa inserida, um gradiente verde e um glifo personalizado "LM". Mudar para um design menos complexo proporcionaria uma visão mais nítida das resoluções mais baixas, sem comprometer a legibilidade.

O segundo problema é que a logo parece fora do centro por causa de sua borda não simétrica, com espaço vazio à esquerda e nenhum à direita, justamente por conta do seu formato de uma "folha".

"Temos trabalhado em torno dessas questões por um tempo agora. Nas versões anteriores, nós fornecíamos versões planas, semi-planas e simbólicas do logotipo atual (o logotipo do menu do aplicativo na versão 19.1 é um exemplo disso), mas não podemos resolver todos os problemas sem remover essa borda em forma de folha", disse Clem Lefebvre.

Contudo, os fãs de carteirinha do logotipo atual não precisam temer um redesenho dramático, já que o plano da equipe do Linux Mint é muito sutil. Na imagem logo abaixo, é possível conferir o novo design do site do projeto, que fornece uma rápida visão de uma possível versão do novo logotipo (embora descrito como um "trabalho em andamento", portanto não final):


Essa logo experimental apresenta um círculo em vez de uma forma de "folha", juntamente com o desenho atual. Clem Lefebvre explica que esta abordagem aborda "algumas das questões" que eles têm com o design atual, particularmente no que diz respeito ao equilíbrio. Ele também reconhece que o logotipo atual é “um forte símbolo visual” que é “parte de nossa identidade”. Então, se afastar disso não é uma decisão tão fácil.

Mas o desejo por um “visuais mais nítidos, painéis de melhor aparência, menus e telas de apresentação” é, ele acrescenta, uma direção que vale a pena perseguir.

Mais melhorias sob o capô

Além disso, Clem Lefebvre também revelou mais alguns detalhes sobre as melhorias de desempenho que foram implementadas recentemente no Cinnamon e que foram anunciadas no mês anterior.

Por exemplo, tanto o DocInfo quanto o AppSys foram revisados ​​e simplificados, enquanto que o gerenciador de janelas deve estar muito mais rápido agora, graças à redução do atraso de entrada. Já o applet do menu do aplicativos é executado duas vezes mais rápido do que antes, observa Lefebvre.


O Update Manager também recebeu atenção especial dessa vez, com novos recursos, como a remoção automática de pacotes relacionados a kernels antigos e que seu sistema obviamente não precisa mais. E por último, mas não menos importante, o mintreport, também conhecido como System Reports, apresenta uma interface de usuário refinada com uma barra lateral do XApp e uma nova página para informações do sistema.


FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu!
Comentários