Steam Play: lançado o Proton 4.2 com base no Wine 4.2 e DXVK 1.0.1


A Valve lançou na última terça-feira (26) o Proton 4.2 como a mais recente atualização para este software que, por meio do Steam Play, permite rodar facilmente no Linux jogos que antes eram exclusivos apenas do Windows. Entre as novidades, o Proton agora é baseado no Wine 4.2, uma mudança que por si só implementa diversas melhorias e correções, fazendo com que 166 patches agora estejam no upstream ou que não sejam mais necessários.

Outra boa notícia é que o DXVK, implementação que permite rodar o Direct3D 10/11 sobre a Vulkan, foi atualizado para a versão 1.0.1. Esta é uma mudança importante pois adiciona correções para jogos como Resident Evil 2, Devil May Cry 5 e World of Warcraft. Além disso, também foi adicionado o FAudio 19.03-13, para garantir um melhor suporte para o áudio dos games.

Também há melhorias para o comportamento do mouse em particular para os jogos Resident Evil 2 e Devil May Cry 5, adiciona correções de rede para os jogos NBA 2K19 e NBA 2K18 e o hack para o modo fullscreen dos games agora funciona com títulos baseados em GDI.

Como bem lembra Pierre-Loup Griffais em seu perfil oficial no Twitter, para obter a nova versão da ferramenta é necessário realizar a instalação manualmente através da sessão "Ferramentas" do cliente Steam. A boa notícia é que, segundo o desenvolvedor, esse processo deve ser automatizado no futuro.

Para mais detalhes sobre o Proton 4.2, não deixe de conferir as notas de lançamento, clicando aqui.
Comentários