System76 quer oferecer laptops e desktops com processador ARM e Linux


Recentemente, a System76 passou a fabricar seu próprio computador "open source", chamado Thelio, e durante toda essa sua trajetória para a fabricação de seus próprios laptops e desktops, a empresa, focada no Linux, agora planeja oferecer produtos de última geração baseados em ARM.

Nos últimos tempos, as fabricantes de processadores ARM tem caminhado na direção certa para oferecer hardware mais potente e mais recentemente vimos alguns laptops com Linux (de baixo custo) até agora confiarem nos projetos ARM. O crescente suporte ao UEFI em torno do ARM também está ajudando mais distribuições Linux a suportarem a arquitetura AArch64, onde "simplesmente funcionam", como é o caso do Fedora e Ubuntu dando boot e funcionando muito bem com o servidor Ampere eMAG, por exemplo.

Provavelmente levará um tempo até que a System76 esteja pronta para começar a oferecer seus próprios laptops e desktops ARM com Linux, mas certamente será interessante seguir os passos da empresa à medida em que a companhia trabalha em sua nova iniciativa.

Com os laptops MacBook do ano que vem, a Apple também estará mudando de Intel x86 para seus próprios SoCs ARM.


FONTE: Phoronix

Comentários