Versão beta do Ubuntu 19.04 é finalmente lançada, confira as novidades


A versão beta do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) foi finalmente lançada para todos aqueles interessados em conferir de perto o que a Canonical está preparando para a próxima versão do seu sistema operacional, que deve ser lançado no dia 18 de abril com diversas novidades e melhorias para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários da distribuição Linux.

Oferecendo o recém-lançado Linux Kernel 5.0 e o ambiente gráfico GNOME 3.32, que oferece uma série de aprimoramentos de desempenho, a nova versão do sistema operacional é uma grande atualização — literalmente, já que a ISO é maior do que o tradicional, chegando aos 2.1GB.


Além disso, o Nautilus chega em sua versão mais recente, o que significa que recursos como favoritos de arquivos e redimensionamento aprimorado são oferecidos. Vale ressaltar que uma nova extensão de ícones para a área de trabalho vem pré-ativada por padrão para substituir a funcionalidade que, infelizmente, foi removida do gerenciador de arquivos.

O Ubuntu 19.04 também vem com componentes atualizados, incluindo o GCC 8.3, Glibc 2.29, Boost 1.67, rustc 1.31, Python 3.7.2, Ruby 2.5.3, PHP 7.2.15, Perl 5.28.1, Golang 1.10.4, libvvirt 5.0, QEMU 3.1 e OpenJDK 11. A distro Linux também possui o navegador web mais recente Mozilla Firefox 66.0 e o pacote de escritório LibreOffice 6.2.2 instalado por padrão.


Entre outros novos recursos, podemos mencionar o suporte para o gerenciamento de dispositivos Thunderbolt, aprimoramentos para aplicativos Snap, suporte para desbloquear o Ubuntu com impressão digital e suporte para conexão com dispositivos Android através da aplicação GS Connect.

Download do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) Beta

Você pode fazer download da imagem ISO da versão beta do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. Contudo, é importante ter em mente que, como se trata de uma versão ainda em desenvolvimento, erros são mais que esperado.

É possível, obviamente, rodar o sistema operacional através de uma máquina virtual usando, por exemplo, o VirtualBox, ou você pode pode usar uma ferramenta como o Etcher para gravar a imagem ISO em um dispositivo USB para inicializar o Ubuntu 19.04 Beta (ou instalá-lo) no seu computador.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários