Canonical anuncia o AWS IoT Greengrass como aplicativo Snap para Linux


A Canonical anunciou recentemente que o Amazon Web Services (AWS) IoT Greengrass agora está disponível como um Snap para Linux. Desenvolvido pela Amazon para fabricantes de dispositivos IoT, o software amplia continuamente o AWS para dispositivos de ponta, permitindo que essas empresas usem a nuvem para armazenamento em cache de dados, computação local, sistema de mensagens e sincronização para dispositivos IoT.

A disponibilidade do software como um aplicativo Snap é fruto de uma parceria entre a empresa responsável pelo Ubuntu e a Amazon, permitindo que fabricantes de dispositivos e integradores de sistemas criem aplicações IoT sem comprometer a segurança, nem o apoio a longo prazo.

"Os gateways da Rigado Cascade fornecem conectividade flexível e computação edge segura para aplicativos IoT comerciais de grande escala", disse Toban Zolman, vice-presidente de produtos da Rigado. "A combinação do Ubuntu Core com o AWS IoT Greengrass oferece aos clientes da Rigado uma plataforma de container para implantar rapidamente aplicativos IoT que aproveitam a potência e a escala das funções do AWS Lambda."

Com a novidade, instalar o software AWS IoT Greengrass como um Snap torna-se um processo bem fácil, bastando apenas ir até a Snap Store pelo navegador. No entanto, primeiro certifique-se de que você está executando o daemon da tecnologia Snappy Snapd 2.38 (ou versão superior) em sua distribuição Linux antes de tentar instalar o AWS IoT Greengrass diretamente da loja online de aplicativos Snap ou executando o comando   sudo snap install aws-iot-greengrass   no terminal.

Depois que a instalação for concluída, você terá que iniciar o serviço de daemon greengrassd adicionando seus arquivos de configuração e certificado do AWS IoT Greengrass ao Snap com o comando   snap set aws-iot-greengrass gg-certs=/path/to/the/certs/22e592db.tgz  , onde "/path/to/the/certs/22e592db.tgz" é o caminho do seu certificado. É isso aí, agora você está pronto para implantar as funções do AWS Lambda no dispositivo IoT usando as ferramentas AWS IoT Greengrass.

Desenvolvido pela Canonical para o sistema operacional Ubuntu Core, uma versão bem pequena do Ubuntu projetada especificamente para implementações em IoT (Internet of Things) e dispositivos embarcados, o formato Snap fornece pacotes de software em container que são fáceis de instalar não apenas no Ubuntu, mas também em inúmeras outras distribuições Linux, incluindo Arch Linux, Fedora, SUSE e muitas outras.


FONTE: Softpedia

Comentários