Coreboot recebe suporte inicial para as APUs Ryzen Picasso


O projeto de firmware/BIOS open source Coreboot finalmente recebeu o suporte inicial para CPUs AMD Zen graças aos engenheiros da Google com foco nas próximas APUs Picasso, tudo para preparar o caminho para um futuro Chromebook. Os processadores da AMD mais recentes suportados pelo Coreboot são os da família Stoney Ridge, APUs com gráficos GCN e dois núcleos Excavator.

Ver o suporte para as APUs Picasso sendo implementado no Coreboot, mesmo que sem o apoio da AMD, não deve ser uma surpresa para muitos, já que a Google continua comprometida em usar essa implementação de BIOS open source para seus dispositivos baseados no Chrome OS e há algum tempo existem rumores de "Zork" sendo um Chromebook com as futuras APUs.

Esses novos processadores contarão com núcleos Zen+ e gráficos Vega, sendo o sucessor do atual Raven Ridge. Picasso deve incluir os modelos Ryzen 5 3500U/3550H, Ryzen PRO 3700U e outros modelos com até quatro núcleos e oito threads e uma gama de gráficos desde Vega 3 no low-end até Vega 10.

Certamente será muito interessante ver do que um Chromebook será capaz de fazer com alguma dessas futuras APUs da AMD, especialmente com os dispositivos rodando softwares e jogos do Linux. Infelizmente, ainda não existem muitas placas no mercado que trazem o Coreboot, mas há esperanças de que a AMD possa contribuir também com esta implementação open source.


FONTE: Phoronix
Comentários