Driver da NVIDIA para VirtualLink deve chegar com o próximo Linux Kernel 5.2


Um novo driver open source criado pela NVIDIA deve chegar com o próximo Linux Kernel 5.2, mas não fique muito animado. Isso porque o driver, que está sendo chamado de "AltMode", não foi criado para lidar com o chip gráfico, mas para manipular dispositivos VirtualLink com as mais novas placas de vídeo RTX Turing que possuem conector USB Type-C.

Anteriormente, a NVIDIA anunciou um novo driver "i2c-nvidia-gpu" para as conexões USB-C em suas mais novas placas gráficas Turing, enquanto esta última adição é um driver simples apenas para ativar o modo alternativo Type-C para dispositivos VirtualLink.


O novo código da empresa com o driver foi enfileirado na próxima base de código para USB após as correções feitas pela Intel para suporte de modo alternativo DisplayPort UCSI em alguns commits também destinados para a versão 5.2 do kernel Linux.

Vale ressaltar que desta vez a NVIDIA forneceu uma contribuição bem maior de código, bem como suporte a flash de firmware para seu controlador Type-C, com o intuito de executar atualizações de firmware no Linux.

Enquanto o código que adiciona suporte para USB Type-C/VirtualLink é open source, há firmware proprietário assinado envolvido na ativação do suporte ao controlador USB. Para você ter uma ideia de como isso pode ser útil, o próximo headset VR "Index", da Valve, pode estar entre os primeiros HMD (head-mounted display) VR que suportam interface VirtualLink.


FONTE: Phoronix
Comentários