Driver ''Iris'', da Intel, ganha melhorias de desempenho para mais jogos


Faltando apenas uma semana para o próximo Mesa 19.1 entrar na fase de desenvolvimento "feature freeze", onde novos recursos não são mais adicionados, mas apenas correções, o novo driver Gallium3D da Intel, chamado "Iris", criado especialmente para oferecer um melhor suporte para hardware Broadwell e mais recentes com o OpenGL, acaba de ganhar mais otimizações de desempenho, principalmente com jogos.

Trabalhando para o Intel Open-Source Technology Center, o desenvolvedor Kenneth Graunke, que liderou o desenvolvimento do novo driver por mais de um ano, implementou uma série de melhorias, o que inclui a capacidade para rastrear o intervalo de dados válido e inferir mapeamentos não sincronizados, algo que em gráficos Skylake melhora a média de FPS de jogos como DiRT Rally, Bioshock Infinite e Shadow of Mordor em 2~7% e o máximo em FPS em até 9~20%, com todos os games na resolução 1080p.

Outro aprimoramento de desempenho implementado no driver pelo desenvolvedor melhora a performance para o mesmo conjunto de jogos também na resolução 1080p com o OpenGL em 22~27% em média e no caso de Shadow of Mordor o pico de FPS melhora tanto quanto 83%. Com este commit e outros também foram adicionadas algumas correções de renderização.

No geral, o novo driver OpenGL da Intel está ficando em ótima forma para o Mesa 19.1 com sua estreia inaugural, embora ainda não esteja ativado por padrão, com o driver mais antigo i965 sendo ainda o preferido. Contudo, o Iris já consegue entregar um bom desempenho com alguns jogos.


FONTE: Phoronix
Comentários