Kdenlive 19.04 chega com melhorias importantes e novos recursos


O editor de vídeo gratuito Kdenlive ganhou recentemente mais uma nova versão, a 19.04, que chega trazendo mais melhorias e correções. Além disso, o software passou por uma "extensa reescrita de seu código principal" já que, segundo os seus desenvolvedores, "mais de 60% da base de código foi alterada", melhorando sua arquitetura geral.

Entre as várias melhorias disponíveis no Kdenlive 19.04, podemos citar que a timeline foi reescrita em QML, agora os videoclipes usam faixas separadas para áudio e vídeo, suporte para navegação por teclado na timeline, quando selecionado, os keyframes agora podem ser movidos usando a tecla de seta e o recurso de copiar e colar passa a funcionar entre as janelas do projeto.



Outras novidades incluem melhorias no manuseio de keyframes, melhor gerenciamento de clipes de proxy, aprimoramentos para o efeito de vídeo "Speed", os monitores agora suportam várias sobreposições de guias, diversos ajustes de usabilidade, melhorias para o criador de títulos de a adição de várias correções de bugs.

"Estamos felizes e orgulhosos em anunciar o lançamento da edição refinada do Kdenlive 19.04 concluindo um ciclo de 3 anos no qual mais de 60% da base de código foi alterada com +144.000 linhas de código adicionadas e +74.000 linhas de código removidas. Este é o nosso maior lançamento sempre trazendo novos recursos, maior estabilidade, maior velocidade e, por último, mas não menos importante, a manutenção (tornando mais fácil corrigir bugs e adicionar novos recursos)", diz o anúncio oficial.



Para mais detalhes sobre o Kdenlive 19.04, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui. Você pode encontrar instruções de instalação do editor de vídeo para a sua distribuição Linux favorita através do site oficial do desenvolvedor. O software também está disponível no formato AppImage, o que é mais interessante para aqueles que querem apenas realizar testes sem ter que instar nada.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Comentários