NVIDIA está trabalhando em nova extensão GLX para ajudar laptops com gráficos híbridos


Dando sequência ao seu plano de suportar adequadamente os notebooks com gráficos híbridos rodando Linux, a NVIDIA vem trabalhando em uma nova extensão GLX (OpenGL Extension to the X Window System) para ajudar no suporte ao recurso "PRIME GPU offloading", onde vários fornecedores de GPU estão envolvidos e, portanto, diferentes implementações de drivers OpenGL estarão disponíveis.

Em particular, a extensão GLX_EXT_server_vendor_select proposta foi projetada para melhor se adaptar aos obstáculos de "descarregamento da GPU" introduzidos pelo trabalho da própria NVIDIA na biblioteca GLVND (OpenGL Vendor Neutral Dispatch).

"Para descarregamento de GPU na libglvnd, onde clientes individuais podem ser executados com uma GPU alternativa e biblioteca de fornecedores do lado do cliente, precisaríamos de alguma forma para essa biblioteca de fornecedores alternativa se comunicar com sua contraparte do lado do servidor", explica Kyle Brenneman, da NVIDIA.

"Normalmente, a camada GLXVND do servidor despacha qualquer requisição GLX para qualquer driver que esteja rodando uma tela X. Esta é uma extensão GLX que permite ao cliente dizer ao servidor para mandar requisições GLX para um driver diferente", concluiu.

Os fundamentos estão mantendo um mapeamento separado para cada cliente, a fim de acompanhar as respectivas bibliotecas de fornecedores e combinar as solicitações GLX ao respectivo driver do lado do servidor.

Veremos até onde isso chega para melhorar a situação do suporte ao PRIME GPU offloading no mundo GLVND, mas até o momento não houve nenhum outro desenvolvedor comentando a proposta por meio da lista de discussão ou da nova solicitação de mesclagem no GitLab.


FONTE: Phoronix

Comentários