No mês de fevereiro, relatamos o fato da criação de um novo esforço para levar o Ubuntu para os laptops baseados em ARM. Agora, a Red Hat anunciou que também está interessada em ver o Fedora sendo executado perfeitamente bem nesses dispositivos, em particular os que contam com o processador Snapdragon 850, da Qualcomm, especialmente da Lenovo.
"Nós vamos trabalhar com a equipe para trazer o Fedora para esses laptops ARM muito em breve também! Tive ótimas conversas com a equipe em BKK19 [Linaro Connect Bangkok 2019] sobre isso, foco inicial nos dispositivos SD850 [Snapdragon 850] como a Lenovo", disse Peter Robinson, da Red Hat, em seu perfil oficial no Twitter.
We're going to be working with the team to bring @fedora to these Arm laptops very soon too! Had some great conversations with the crew at #BKK19 about this, initial focus on the SD850 devices like the Lenovo. Anyone want an #arm64 laptop as a daily driver? https://t.co/GpjhgslzxT
— 🔥 Peter Robinson 🔥 (@nullr0ute) 7 de abril de 2019
Alguns dos dispositivos Lenovo Snapdragon 850 até agora são o Yoga C630 e o Miix 630, que possuem tela de 13 polegadas (1080p), até 8 GB de RAM, SSD de 128 GB, suporte para banda larga móvel e até 22 horas de duração da bateria (pelo menos no Windows 10). Ter laptops ARM rodando Linux será algo muito promissor e os esforços da Red Hat nessa área podem ajudar isso acontecer.
Espera-se que os trabalhos inicias da empresa para suportar laptops ARM sejam implementados durante o ciclo de desenvolvimento do próximo Fedora 31.
FONTE: Phoronix