Sessão Wayland do KDE Plasma 5.16 terá suporte para o driver NVIDIA


No final do ano passado, foi anunciado que a NVIDIA estava desenvolvendo um backend da implementação EGLStream para o gerenciador de janelas KWin, similar aos esforços em obter suporte no compositor Mutter, do GNOME. Agora, após meses em revisão, o backend, que conta com pouco menos de mil linhas de código, foi finalmente incorporado ao KWin.

Com a novidade, os usuários do próximo KDE Plasma 5.16 executando uma sessão Wayland poderão usar suas placas de vídeo NVIDIA com a versão mais recente do driver oficial da empresa, o que é ótimo para aqueles que desejam ter acesso a recursos mais avançados da sua GPU      e muito provavelmente melhor desempenho usando o moderno Wayland.

Além de uma versão recente do driver proprietário da NVIDIA, este suporte requer também a variável de ambiente KWIN_DRM_USE_EGL_STREAMS=1 definida para ativar esse backend em tempo de execução. Ainda existem alguns bugs com o driver da NVIDIA, mas espera-se que esses problemas sejam corrigidos antes que a nova versão do ambiente gráfico seja lançada.

A versão beta do KDE Plasma 5.16 tem data marcada para chegar em 16 de maio, enquanto que a versão final deve ser anunciada em 11 de junho.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários