AMD quer obter suporte para a Radeon RX 5700 ''Navi'' no Linux Kernel 5.3 e Mesa 19.2


Levando em conta as recentes alterações que a AMD vem implementando no back-end do driver AMDGPU para o compilador LLVM, a empresa provavelmente quer ver o suporte para as suas GPUs de próxima geração "Navi" sendo adicionado ao Linux Kernel 5.3, juntamente com a pilha gráfica Mesa 19.2. A companhia deve apresentar as mudanças tanto para o kernel Linux quanto para o Mesa agora no início de junho.

Contudo, embora o Linux Kernel 5.3 e Mesa 19.2 estejam bem longe de seus lançamentos oficiais, a empresa deve lançar uma nova versão do seu driver "Radeon Software for Linux" no lançamento da primeira placa de vídeo Navi, a Radeon RX 5700, para aqueles que desejam obter o suporte para o novo hardware no Linux no dia do lançamento, supondo que você esteja executando um das distribuições Linux "corporativas" compatíveis com esse pacote de driver.

Mas isso não é novidade. A AMD vem garantido novas versões do Radeon Software para a plataforma Linux junto com o lançamento de novas GPUs, embora o driver não seja muito usado pela comunidade de jogadores e entusiastas do sistema do pinguim, já que seu suporte é limitado aos lançamentos de distribuição Linux como SLED/SLES, RHEL/CentOS e Ubuntu LTS.

Para aqueles que desejam obter em sua distribuição Linux favorita o suporte para as novas GPUs Navi sem usar o Radeon Software for Linux      e sem ter que lidar com coisas como compilar código fonte do kernel Linux ou Mesa      terão que esperar bastante. Isso porque as alterações necessárias do back-end do AMDGPU estarão no LLVM 9.0, que será lançado como estável em meados de setembro.

Por outro lado, o desenvolvimento do Mesa 19.2 deve iniciar na primeira semana de agosto e, idealmente, pode ser lançado no final do mesmo mês. No entanto, os lançamentos de estréia trimestrais do Mesa são muitas vezes atrasados, por isso é mais realista ver a Mesa 19.2.0 chegar no início de setembro.

Quanto ao kernel Linux, é difícil dizer neste ponto quando a versão 5.3, já que o lançamento oficial depende de quantas versões RC (Release Candidate) serão lançadas. Tal como está agora, o Linux Kernel 5.2 deveria chegar entre os dias 7 e 14 de julho, o que colocaria a versão oficial e estável do Linux Kernel 5.3 por volta de 22 de setembro.

Então, para aqueles que desejam comprar uma placa de vídeo AMD Navi entre julho e setembro, a melhor opção é usar o Radeon Software for Linux, isto é, caso você não se importe em ter que lidar com versões instáveis do kernel Linux e Mesa.


FONTE: Phoronix
Comentários