Com base no SUSE Linux Enterprise 15 SP1, o openSUSE Leap 15.1 é oficialmente lançado


Foi lançado hoje, 22 de maio, o openSUSE Leap 15.1, que é baseado no SUSE Linux Enterprise 15 SP1 (Service Pack 1) e traz um instalador aprimorado, kernel atualizado e pilha gráfica com suporte para GPUs AMD Vega, o NetworkManager como o gerenciador de conexões de rede por padrão para laptop e desktop, enquanto o Wicked ainda é usado para sistemas de servidor, e várias melhorias para o YaST.

Falando no YaST, o utilitário de instalação e configuração dos sistemas operacionais openSUSE e SUSE Linux Enterprise agora oferece gerenciamento aprimorado de serviços, uma nova interface de usuário para gerenciar Firewalld, melhor controle sobre fórmulas Salt, capacidade de gerenciar chaves SSH por usuário, um particionador aprimorado e, por último, mas não menos importante, detecção e configuração de telas HiDPI (4K).

"Continuidade e estabilidade são o que estamos oferecendo aos usuários com o Leap 15.1", diz Haris Sehic, membro da comunidade openSUSE. "Com o Leap 15, introduzimos um grande número de novos recursos e inovações em segurança, desempenho e área de ferramentas/desktop. Tendo em mente o quão estável, confiável e eficiente o Leap se tornou, com este lançamento, conseguimos manter o nível de qualidade ao ponto que nossos usuários particulares e pequenos negócios possam, mais do que nunca, lucrar com o background empresarial de uma Distribuição Linux openSUSE."

O openSUSE Leap 15 será suportado por mais dois anos

Lançada há um ano, em 25 de maio de 2018, espera-se que a série openSUSE Leap 15 seja suportada com atualizações de segurança e software por um período total de 36 meses, por isso deve chegar ao fim da vida em maio de 2021. O openSUSE Leap 15.1 é o primeiro de muitos lançamentos pontuais que manterão o sistema operacional estável e confiável para empresas e o ecossistema corporativo.

Se você estiver usando o openSUSE Leap 15 em seus computadores, recomendamos atualizar para o openSUSE Leap 15.1 o mais rápido possível. Você pode baixar a imagem ISO do openSUSE Leap 15.1 agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor caso queira instalá-lo em seu computador pessoal.


FONTE: SoftpediaopenSUSE News
Comentários