D9VK ganha seu primeiro lançamento para rodar jogos do Direct3D 9 sobre a Vulkan


O "D9VK", projeto baseado no DXVK que fornece uma camada de tradução do Direct3D 9 para a Vulkan, ganhou o seu primeiro lançamento para este projeto promissor para ajudar aqueles que querem executar jogos D3D9 mais antigos via Wine ou Proton. Com esta primeira versão, já é possível rodar "uma grande quantidade" de jogos do Direct3D 9 razoavelmente bem.

A implementação suporta muitos títulos que faze uso do Shader Model 2 e 3, enquanto o Shader Model 1 e o suporte a funções fixas ainda é um trabalho em progresso. O Wine é suportado a partir da versão 3.10 e existe suporte também para exibição de heads-up para mostrar informações básicas de desempenho, além de reutilizar diversas variáveis ​​de ambiente do DXVK para fins de depuração.

O D9VK deve rodar jogos como Guild Wars 2, Portal 2, League of Legends, GTA IV, Need for Speed, Half Life 2 e outros títulos populares do D3D9. Para os jogos "mais novos" do Direct3D 9 trabalhando com o D9VK, em última análise, essa camada de tradução deve oferecer um desempenho melhor do que o WineD3D, que mapeia o D3D9 para o OpenGL.

Mais detalhes sobre o D9VK podem ser encontrados no repositório oficial do projeto no GitHub.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários