Lançada a versão beta do KDE Plasma 5.16 com diversos aprimoramentos e novidades


Foi lançado na última quinta-feira (16) a versão beta do KDE Plasma 5.16 co diversos aprimoramentos e novidades em muitos dos aplicativos integrados, bem como sob o capô, para tornar a experiência dos usuários com o ambiente gráfico melhor, mais estável e mais agradável. Um dos destaques é o sistema de notificações, que foi completamente renovado.

Ele agora suporta o modo "Não perturbe", oferece notificações mais detalhadas para transferências de arquivos, um histórico mais inteligente com agrupamento, a capacidade de exibir notificações com aplicativos de tela inteira e muitas opções de configuração.


Outras novidades incluem melhorias no tema de login, logout e bloqueio de tela, suporte aprimorado para o driver de vídeo proprietários da NVIDIA no Wayland, isso graças a implementação do EGLStreams, suporte aprimorado para aplicativos no formato AppImage no Plasma Discover e um muito melhorado widget Redes.

"O widget Redes agora é mais rápido para atualizar redes Wi-Fi e mais confiável ao fazer isso. Também possui um botão para exibir um campo de pesquisa para ajudá-lo a encontrar uma determinada rede entre as opções disponíveis. Ao clicar com o botão direito em qualquer rede, irá expor a ação Configurar...", explicam os desenvolvedores.

Além disso, a maioria das páginas de configurações do ambiente gráfico também recebeu um visual renovado, que também traz inúmeras melhorias para o Plasma Desktop para widgets, bandeja do sistema, configurações de slides de papel de parede, gerenciador de arquivos Dolphin, Plasma Vaults, janela Breeze, cor de sombra de menu e muito mais.


O KDE Plasma 5.16 será lançado em 11 de junho

O lançamento final do ambiente gráfico KDE Plasma 5.16 será no dia 11 de junho. Como todos os lançamentos anteriores, ele terá um novo papel de parede padrão, mas desta vez o projeto KDE decidiu criar um concurso onde todos possam participar e sugerir um wallpaper, enviar seu trabalho artístico e, quem sabe, ganhar um computador Slimbook One v2 com KDE.

"O vencedor receberá um computador Slimbook One v2, uma máquina compacta e ecológica, medindo apenas 12.4x12.8x3.7 cm. Ele vem com um processador [Intel Core] i5, 8GB de memória RAM e é capaz de produzir vídeo em glorioso 4K", diz os desenvolvedores. "Naturalmente, o seu virá com o próximo KDE Plasma 5.16, seu papel de parede espetacular e vários ótimos softwares feitos pelo KDE."

O KDE Plasma 5.16 será suportado com cinco atualizações de manutenção, até setembro de 2019. Mais detalhes você confere no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários