Novo driver da Intel agora tentará se recuperar de falhas da GPU


O novo driver Gallium3D da Intel para o OpenGL já consegue oferecer um bom desempenho para os usuários Linux quando comparado com o driver "clássico" da pilha gráfica Mesa, mas ainda há vários outros recursos a serem adicionados antes que o driver, chamado "Iris", possa se tornar o novo padrão. Uma das novas funcionalidades é a capacidade de recuperação de falhas da GPU.

A partir da semana passada, o novo código do Mesa 19.2 introduziu suporte para esse driver da Intel ter a capacidade de recuperar de falhas da GPU. Isso basicamente significa que o driver agora tentará detectar quando um contexto de memória GEM foi banido e criar um novo contexto, além de reinicializar o estado, passando do que quer que tenha originalmente causado o travamento da GPU.

A Intel espera que este novo driver OpenGL de código aberto seja "viável" para o Mesa 19.2 e o padrão até o final do ano. O Mesa 19.2 será lançado no final de agosto, enquanto o Mesa 19.3 encerrará a série 2019 no final de novembro.

Este novo driver Gallium3D suporta gráficos Broadwell/Gen8 e mais recentes, enquanto o hardware mais antigo permanecerá suportado pelo driver clássico existente.


FONTE: Phoronix
Comentários