Projeto pretende gerar menor latência com o compositor de janelas do KDE Plasma


O projeto "KWin-lowlatency" é um fork independente do gerenciador e compositor de janelas KWin, com o objetivo de fornecer menas lentidão e menor latência para uma experiência mais ágil com o ambiente gráfico KDE Plasma. O trabalho não envolve apenas correções para serem adicionadas ao projeto principal, mas sim uma refatoração do código interno de como o KWin decora a tela.

Atualmente, o KWin depende de um temporizador que não é necessariamente sincronizado com o intervalo vblank do(s) monitor(es) e existem várias soluções alternativas para proporcionar uma experiência melhor, mas que podem introduzir atrasos de entrada (input lag). O código do KWin-lowlatency retrabalha esse núcleo do código do KWin para utilizar o recurso glXWaitVideoSync para acessar diretamente o intervalo do vblank e ignorar o cronômetro existente do KWin.

Apesar desta solução não ser o ideal, já que só funciona no X11 com GLX e não no EGL (portanto, não no OpenGL ES), bem como também não há suporte ao Wayland, para aqueles que usam o KWin no X11 com OpenGL, essa implementação tem o potencial de oferecer uma experiência bem melhor.

Devido ao uso explícito do GLX e por não receber testes suficientes, o trabalho ainda não está caminhando para o upstream do KWin no momento. Aqueles que querem aprender mais ou se envolver com o projeto KWin-lowlatency para tentar ajudar a aprimorar a experiência do KDE Plasma podem conferir mais detalhes através do repositório oficial no GitHub.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários