Suporte ao OpenGL e Vulkan para os gráficos Intel ''Gen 11'' agora é considerado um recurso completo


Parece que os drivers de vídeo da Intel para Linux agora estão oficialmente prontos para lidar com os gráficos "Gen 11" encontrados, por exemplo, nos processadores Ice Lake e Elkhart Lake. Isso porque o mais recente código dos drivers para os gráficos Gen 11 destacam o suporte para o OpenGL e Vulkan como sendo um recurso completo.

Com o próximo ciclo de desenvolvimento do Linux Kernel 5.2 o "i915", driver de DRM (Direct Rendering Manager) da Intel, não mais considerará que os gráficos Ice Lake/Gen 11 são "experimentais", sem falar que os drivers do user-space da empresa também estão prontos para esses gráficos de próxima geração.

Contudo, a confirmação veio de Jason Ekstrand, desenvolvedor da Intel, ao observar que, para os drivers "i965" (OpenGL) e "ANV" (Vulkan), os gráficos Gen 11 são considerados "completos" e "devem estar rodando mais ou menos em [performance] neste momento".

É ótimo ver que esse suporte de código aberto para os gráficos da Intel de próxima geração esteja antecipadamente pronto, permitindo bastante tempo para que o kernel Linux e os lançamentos da pilha gráfica Mesa se propaguem para as principais distribuições Linux para garantir um bom suporte a novos hardwares      uma tendência que a Intel tem em grande parte melhorado bastante.

É mais do que provável que nos próximos meses ainda veremos mais trabalho de recurso para os processadores Ice Lake acontecer enquanto internamente os desenvolvedores provavelmente começarão a lidar com mudanças iniciais de infraestrutura para o hardware discreto/Xe Graphics da Intel.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários