Ubuntu Touch não deve suportar o smartphone Librem 5 no lançamento


Enquanto o Ubuntu Touch, que continua sendo desenvolvido pela comunidade UBports, é um dos mais viáveis ​​e mais avançados sistemas operacionais de código aberto para smartphones baseados em Linux, parece que não haverá nenhum suporte a tempo para o lançamento do próximo smartphone Librem 5, da Purism.

Somando-se à crescente lista de preocupações sobre o futuro smartphone da Purism, já se sabe que o progresso do Ubuntu Touch não está sendo feito. No ano passado, a fabricante anunciou que o sistema operacional, que inicialmente foi desenvolvido pela Canonical, seria suportado no seu dispositivo e que a empresa "colaboraria oficialmente" com o pessoal do UBports.

Agora, um pouco mais de um ano da promessa da Purism, o Ubuntu Touch está ficando de fora do lançamento do smartphone. De fato, a empresa supostamente nem forneceu kits de desenvolvimento para os desenvolvedores da UBports. Ao serem questionados se o "Librem One" chegaria ao Ubuntu Touch, os desenvolvedores da UBports comentaram:

"A Purism anunciou esta semana que haverá aplicativos já existentes do Librem para seus notebooks e smartphone [Librem 5]. Não há muita coisa acontecendo entre nós para ser honesto. Não houve devkits para nós. O Ubuntu Touch, claro, já possui aplicativos para email, Matrix, Mastodon e etc."

É lamentável saber que a Purism ainda não tenha fornecido seus kits de desenvolvimento para os desenvolvedores da UBports depois de ver a empresa no ano passado anunciar que trabalharia com o Ubuntu Touch também. O sistema operacional móvel atualmente não está suportando nenhum outro dispositivo que conta com o SoC iMX8, então suportar o Librem 5 não é algo que esperamos que aconteça da noite para o dia, especialmente considerando os recursos limitados da comunidade.

Mais detalhes sobre os dispositivos suportados pelo Ubuntu Touch você encontra no site oficial da UBports, clicando aqui.


FONTE: Phoronix

Comentários